Radio Nova Vida



sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ATIVIDADES - ABRAÃO

Lição 1 - Mudando para bem longe


MUDANDO PARA BEM LONGE

A Bíblia diz assim: Genesis 12.1-9
Palavras doces como Mel: "É preciso obedecer a Deus do que aos Homens". Atos 5.29

OBJETIVOS:
O aprendizado dessa lição deve permitir ao aluno:

Reconhecer que devemos obedecer ao Senhor independente das circunstancias;


Compreender que os salvos devem se separar do pecado;


Sentir o desejo de agradecer a Deus pelas bençãos recebidas.


RUMO AO CONHECIMENTO:




SAI-TE DA TUA TENDA. Nessa ocasião, Deus não disse a Abraão para onde o conduziria (Hb 11.8). Ao invés de ser informado disso, ele teve de viajar sob orientação direta do Senhor.
EM TI SERÃO BENDITAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA. Esta é a segunda profecia das Escrituras sobre a vinda de Jesus Cristo a este mundo. (1) O texte fala de uma benção espiritual que viria através de um descendente de Abraão. Paulo declara que esta benção se refere ao evangelho de Cristo, oferecido a todas as nações (Gl 3.8-14-46). (2) A promessa de Deus a Abraão revela que, desde os primórdios da raça humana, o propósito do evangelho era abençoar as nações com salvação. Deus está agora realizando seu propósito através de Jesus e seu povo fiel, que compartilha da sua vontade de salvar os perdidos, enviando pregadores para proclamar o evangelho a todas as familias da terra. Este versículo serve de fundamento motivador da obra missionária no mundo inteiro.
PARTIU ABRAÃO, COMO O SENHOR LHE TINHA DITO. A narrativa de Abraão , desde o início, chama a atenção para a seguinte verdade: a obediência a Deus é essencial para o usufruto da salvação nEle.(1) Abraão obedeceu à palavra do Senhor. Sua obediência incluiu deixar seu lar e sua pátria e confiar-se ao cuidado de Deus, na sua orientação divina e nas promessas(ver v. nota; Tg 2.17 nota; 1 Jo 2.4 nota). (2) Assim como Abrãao, todos os crentes em Cristo são conclamados a deixar a sua "terra...parentela...e casa do pai" (12.1) para seguir a Jesus, no sentido de buscar uma pátria "melhor, isto é, a celestial".

CÁ ENTRE NÓS

Os temas agora serão "ABRAÃO, AMIGO DE DEUS" e em seguida, "JESUS E SEUS AJUDANTES". Este é um bom momento, para fazer uma leitura de toda a revista, a fim de compreender a proposta. Além disso, traçar metas e objetivos para todo o trimestre.
Trataremos na nossa primeira lição da "CHAMADA DE ABRAÃO". Entre os seus alunos, Deus pode estar preparando hoje, um pastor, um evangelista, um professor de Escola Dominical, um dirigente de oração, um ministro de louvor...Professor, esteja atento aos interesses e talentos das crianças, incentive-as a desenvolvê-los. Além disso, converse com os responsáveis a respeito para que o trabalho tenha prosseguimento no lar.
Sabemos que Deus tem um propósito na vida de cada um de nós e quer nos mostrar o que devemos fazer para glorificá-LO. Ore para que Deus direcione os pequeninos que estão em suas mãos.
DESENVOLVIMENTO DA AULA

Encontro com a Turma...
Cumprimente seus alunos na medida em que forem chegando.
Apresente os novos alunos da classe e peça a um aluno para dar-lhe um abraço de boas-vindas. Espere um pouco, conversando, para que todos chueguem, a fim de executar as tarefas rotineiras.
Momentos com Deus...
Louve com as crianças "Obedecer é mais que importante"-Cd Amigos de Deus-Diante do Trono (ver em postagens no blog CD Infantis). Fale com os alunos que, na lição de hoje, iremos aprender como é importante ter coragem e obedecer ao que Deus nos ordena.
Ore com as crianças, invocando ao Senhor bênçãos para esta aula.
Momentos Felizes...
Fale com os alunos que, hoje, eles irão conhecer um pouco da história de Abrãao.
É isso mesmo! Abrão. Mais tarde, Deus mudou o seu nome e o nome de sua esposa. Ele era descendente de Sem, um dos filhos de Noé. Portanto, ele era neto de Noé. Vocês sabem o nome dos filhos de Noé? Sem, Cão e Jafé.
Abrão amava e obedecia ao SENHOR. Deus tinha um plano muito especial para a sua vida. E Deus sabia que podia contar com Abrão para tamanha responsabilidade porque ele era obediente.


NOSSA HISTÓRIA
1. A CHAMADA DE ABRAÂO

Abrão nasceu numa terra chamada Urdos Caldeus, e seu pai chamava-se Terá. Sua linda esposa chamava-se Sarai, e ele era um homem muito rico. possuía prata, ouro, empregados, gados, servos e servas. (Fig 1/1)
Em certa ocasião, Deus falou com Abraão, que deixasse sua terra e seus parentes e fosse para uma terra a que o próprio Deus lhe conduziria. Abraão não sabia que terra era essa, mas confiava no Senhor de todo seu coração. Certamente, depois de ouvir a voz de Deus, Abraão chamou sua esposa e relatou oque o Senhor queria que ele fizesse. Depois de conversar, também com seus pais e seus irmãos, Abraão convidou seu sobrinho Ló para viajar com eles. Ele aceitou e ficou muito contente. (Fig. 1/2)
Então, chegou o dia da viagem, e Abraão obedeceu ao que Deus lhe falou, saiu da cidade dos seus pais com sua linda esposa Sarai, seu sobrinho Ló, seus empregados, animais e riquezas. E partiu para uma longa viagem.
Abraão ja tinha setenta e cinco anos quando isso aconteceu. Não era mais um rapaz cheio de força. Mas, não duvidou das promessas que Deus fez. O Senhor prometeu-lhe ser o pai de multidão, e todos os seus seriam muito abneçoados. (Professor, peça que leiam em voz alta: Gn 12.2-3): "Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma benção. Abençoarei aos que o abençoarem e amaldiçoarei aos que o amaldiçoares; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados".

2. UM ALTAR AO SENHOR
Abraão, Sarai, sobrinho Ló e todos os seus empregados foram caminhando, caminhando; e, novamente, Deus apareceu a Abraão e lhe disse: "Eu darei essa terra para a sua familia. Eles serão tantos como o pó da terra". Vocês consguem contar os grãozinhos de pó ta terra? Assim também Deus estava prometendo que seria a familia de Abrãao. Incontável.
Ele precisava agradecer ao Senhor pelas bênçãos recebidas. Por isso, naquele lugar, construiu um altar para agradecer a Deus. (Fig.1/3).
Abraão obedecia ao Senhor, e o Senhor o guiava no caminho, protegendo-o de todo mal.
Vocês já imaginaram programar uma viagem sem saber para onde ir, que caminho seguir, se para o norte ou para o sul, levando várias pessoas e muitos animais, além de outros pertences de uma mudança? Abraão nao estava viajando para passar férias em outro lugar e, depois de alguns dias, retornar à sua casa. Não!
Às vezes, pode acontecer de algum aventureiro, que gosta de novidades, sair de férias sem saber para onde vai. Mas é certo que dentro de pouco tempo, depois de conhecer algum lugar, voltará para a sua cidade, para a sua residência.
Mas, com Abraão era diferente. Ele iria morar num lugar desconhecido para nunca mais voltar para sua terra.
Sabem porque Abraão tomou tal atitude? Porque foi o próprio Deus quem falou. Por isso ele obedeceu.
Assim como Abraão, devemos obedecer e amar a Deus de todo o coração. Além disso, devemos agradecer-Lhe pelas vitórias que Ele nos concede todos os dias das nossas vidas.


VAMOS PRATICAR

Fale aos seus alunos que muitos homens que ocuparam cargos na igreja, foram chamados por Deus ainda crianças. Deus tem um propósito para cada vida e é importante conhecê-lo e desenvolvê-lo, para melhor servir o Senhor. Em seguida, apresente o cartaz, confeccionado com antedescência. O Objetivo é perceber o que mais chama atenção de cada um deles.

Nome da criança
Entregar Folhetos
Visitar orfanatos e levar assistência
Para participar das reuniões de oração
Falar de Jesus para as pessoas
Ser um integrante do coral
1
2
3
4
5
6
7
Se Deus chamar você para:




















Peça para que escrevam "sim" somente nas opções pelas quais elas ja sentiram ou sentem um forte desejo de colaborar na casa de Deus.
Depois pergunte as crianças: se Deus chamar para...
Pode acontecer de alguns alunos escolherem várias opções, outros nenhuma. No entento, ao término, peça que abaixem suas cabecinhas e façam uma oração, apresentendo a Deus o desejo de cada um e pedindo que lhes-dê a direção certa.



Aproveite o tempo com essa dinâmica:
Os alunos deverão sentar-se em semi-círculo.
Explique que você vai cochichar uma frase no ouvido do aluno sentado na ponta. Ele repetirá a frase para o colega seguinte e assim sucessivamente, até a frase chegar à última criança que se levantará e dirá a frase em voz alta.
Objetivo é para as crianças entenderem a necessidade de prestar atenção para não transmitir coisas erradas.


DESPEDIDA




Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração.
despeça-se delas, desejando-lhes uma semana muito abençoada!!!


ATIVIDADES

2 comentários:

samara paranhos santana silva paranhos disse...

eu tenho 11 anos e participo do cultinho das crianças pintando edesenhando!Eu gostaria de algumas sugestões de lições biblicas por favor.

francyelle sillva disse...

eu dou catequese infantil e peço algumas atividades

Postar um comentário